Os vigias desempenham um papel fundamental na segurança privada de empreendimentos comerciais, residenciais, etc.
É sua responsabilidade observar e fiscalizar o local, identificar possíveis riscos a fim de tomar as medidas necessárias para proteger as pessoas e o patrimônio como um todo.
Um vigia que pode ser terceirizado por empresas deve estar preparado para lidar com circunstâncias adversas, mas sempre mantendo suas ações e decisões dentro dos limites legais da segurança privada, como observamos a seguir.
Um vigia bem treinado tem a habilidade e competência para responder a suspeita de furto ou roubo, está autorizado a chamar a polícia no número de emergência 190.
O profissional fica autorizado a solicitar que a vítima permaneça no interior do local/empresa até a chegada do policial no local do acontecido. Sendo que não é autorizado a usar algemas, fazer interrogatórios ou levar um suspeito para uma sala de investigação.
O risco de ações negligentes é praticamente inexistente quando o vigia é terceirizado por empresas especializadas, que priorizam pela competência e excelência no atendimento, como é o caso do Grupo Atual.
Comments